sábado, 16 de fevereiro de 2019

Ganesha - Sweet Lord

Olá caro internauta!

Estamos de volta! Depois de um longo período fora do ar, retornamos com energia revigorada e prontos para levar ao conhecimento de todos vocês o real significado do oculto e do divino.

Estão prontos?

Então vamos lá!

Nesta postagem trataremos de um dos Deuses indianos mais carismáticos e cultuados de toda a Índia e regiões vizinhas: Lord Ganesha, o Deus menino que é representado por uma divindade com cabeça de elefante.



Quem já não ouviu aquela bela canção, interpretada pelo saudoso Beatle George Harrison, cujo nome endossa ainda mais a figura simpática da deidade: My sweet Lord. Mas, quem é Ganesha e o que se tem sobre ele?

Ganesha é filho de Shiva com Lakshmi e seu nascimento se deu quando o Senhor do Yoga, Shiva, o destruidor da ignorância precisou viajar para muito longe sem tempo certo de voltar e deixou a esposa sozinha. Ela sentindo-se muito solitária, resolveu criar um ser que a protegesse e guardasse sua porta para que a Deusa pudesse tomar seu banho sem que nada a atrapalhasse ou a ameaçasse. 
Lakshmi portanto, criou um soldado forte e vigoroso e o incumbiu para tal feito. 

Ao chegar em casa, Shiva logo viu à distância que um soldado guardava a porta de entrada de sua casa, e sem nada a declarar mandou que o jovem saísse da frente para que ele entrasse, contudo, o guardião não obedeceu e continuou inerte protegendo a lugar que sua mãe assim o designara. 

Concluindo que nada o tiraria dali, Shiva sacou de sua espada e decepou o soldado, ao mesmo, que Lakshmi abria porta. Ao se deparar com tal cena, a Deusa exigiu que o marido corrigisse o mal feito, senão ela, com todos os poderes de que dispunha, (diga-se de passagem, tais poderes eram realmente muito fortes), acabaria com o mundo.

Ao ouvir a grave ameaça, o grande destruidor tratou de sair a caça da solução, retornando, sem demora, com a cabeça de um elefante que de imediato substituiu a do soldado decapitado.

Disso tudo, surgiu Ganesha, conhecido por sua curiosa e bela imagem.

De acordo com o portal Nowastê, 

No hinduísmo, Ganexa ou Ganesha (sânscrito: गणेश ou श्रीगणेश (quando usado para distinguir status de Senhor) (ou “senhor dos obstáculos,” seu nome é também escrito como Ganesa ou Ganesh e algumas vezes referido como Ganapati) é uma das mais conhecidas e veneradas representações de deus. Ele é o primeiro filho de Shiva e Parvati, e o esposo de Buddhi (também chamada Riddhi) e Siddhi. Ele é chamado também de Vinayaka em Kannada, Malayalam e Marathi, Vinayagar e Pillayar (em tâmil), e Vinayakudu em Telugu. ‘Ga’ simboliza Buddhi (intelecto) e ‘Na’ simboliza Vijnana (sabedoria). Ganesha é então considerado o mestre do intelecto e da sabedoria. Ele é representado como uma divindade amarela ou vermelha, com uma grande barriga, quatro braços e a cabeça de elefante com uma única presa, montado em um rato. É habitualmente representado sentado, com uma perna levantada e curvada por cima da outra. Em geral, antepõe-se ao seu nome o título Hindu de respeito ‘Shri’ ou Sri.
Ganesha é o símbolo das soluções lógicas e deve ser interpretado como tal. Seu corpo é humano enquanto que a cabeça é de um elefante; ao mesmo tempo, seu transporte (vahana) é um rato. Desta forma Ganesha representa uma solução lógica para os problemas, ou “Destruidor de Obstáculos”. Sua consorte é Buddhi (um sinônimo de mente) e ele é adorado junto de Lakshmi (a deusa da abundância) pelos mercadores e homens de negócio. A razão sendo a solução lógica para os problemas e a prosperidade são inseparáveis.
O culto de Ganesha é amplamente difundido, mesmo fora da Índia. Seus devotos são chamados Ganapatyas.


O deus da boa fortuna 


Em termos gerais, Ganesha é uma divindade muito amada e frequentemente invocada, já que é o Deus da Boa Fortuna quem proporciona prosperidade e fortuna e também o Destruidor de Obstáculos de ordem material ou espiritual. É por este motivo que sua graça é invocada antes de iniciar qualquer tarefa (por exemplo, viajar, prestar uma prova, realizar um assunto de negócios, uma entrevista de trabalho, realizar uma cerimônia) com Mantras como: Aum Shri Ganeshaya Namah (salve o nome de ganesha), ou similares. É também por esse motivo, que tradicionalmente, todas as sessões de bhajan (cântico devocional) iniciam com uma invocação de Ganesha, o Senhor dos “bons inícios”. Por toda a Índia de cultura hindu, o Senhor Ganesha é o primeiro ídolo colocado em qualquer nova casa ou templo.

Além disso, Ganesha é associado com o primeiro chakra, que representa o instinto de conservação e sobrevivência e de procriação. O nome desse chakra é muladhara.
São muitas as informações sobre Lord Ganesha, mas a gente fica por aqui, já agradecendo desde já sua colaboração.
Continue com a gente e... Jay Ganesha 

Namastê*

Equipe do Oculi Dei 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hemoterapia. Você sabe o que isso significa? e auto-Hemoterapia?

Saudações caros internautas leitores do Oculli Dei ! Mais uma vez sejam mais que bem vindo a mais uma incrível postagem. Você sabe o...