Quem já não ouviu falar dos pretos velhos? Aqueles simpáticos e dóceis velhinhos originados da África que davam conselhos e possuíam um poder de domínio e respeito entre as aldeias e povoados quilombolas ou até mesmo de vilarejos, onde a população era toda constituída por negros?
A equipe do Oculi Dei passeou pela Internet e descobriu algumas informações sobres essas entidades. Vamos ver?
De acordo com dados do Wikipedia, esses idosos passaram a ser entidades espirituais que se apresentam em corpo fluídico de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro. São divindades purificadas de antigos escravos africanos.Sábios, ternos e pacientes, dão o amor, a fé e a esperança aos "seus filhos".
O preto velho, na umbanda, está associado aos ancestrais africanos, assim como o caboclo está associado aos índios e o baiano aos migrantes nordestinos.
A História (lenda) dos Pretos Velhos de Umbanda tem sua origem nas grandes metrópoles do período colonial: Portugal, Espanha, Inglaterra, França, etc; subjugaram nações africanas, fazendo dos negros mercadorias, objetos sem direitos ou alma, esta mesma entidade (pretos velhos) não está somente presente na Umbanda, mas também dentro do Candomblé (culto aos Orixás) por que muitos babalorixás iniciam-se primeiramente dentro de Umbanda, e logo depois migrando para a religião espírita de Nação (culto africano cultuado no Brasil denominado Candomblé) e permanecendo suas antigas origens como os Preto-velho, Caboclos, Erês, Exús, Pomba Giras, Boiadeiros, etc.
Nomes
O Oculi Dei navegou pelos nomes dos pretos velhos e descobriu muitos. De acordo com a história umbandista e candomblezeira, são eles: Pai Bento, Pai Joaquim, Benedito, Cipriano,Vovó Cabinda, Mãe Maria, Sete Serras, Cristina, Maria Conga, Vovó Rita.
Cantoria dos pretos velhos e seus pontos
Vamos ver algumas letras de pontos relacionados à entidade
Um galhinho de arruda
A vovó me deu
Um galhinho de arruda
Pra me proteger
Eu agradeço a essa linda Preta Velha
Um galhinho de arruda
Ela me ofereceu
Eu agradeço a essa linda Preta Velha
Pois em suas orações
Ela nunca me esqueceu
Preto Velho
Vem de Minas
Caminhou o ano inteiro
Carregou sete calungas
Para salvar o Terreiro
Ê ê ê ê
Ê ê ê a
A banda é boa
Banda de Minas Gerais
És tu meu Santo Antônio
És dono do meu gongá
Se não fosse Santo Antônio
Não sabia corimbar
Se não fosse Santo Antônio
Não sabia trabalhar
Mas, por que pretos velhos?
O termo "Velho", "Vovô" e "Vovó" é para sinalizar sua experiência, pois quando pensamos em alguém mais velho, como um vovô ou uma vovó subentendemos que essa pessoa já tenha vivido mais tempo, adquirindo assim sabedoria, paciência, compreensão. É baseado nesses fatores que as pessoas mais velhas aconselham.
No mundo espiritual é bastante semelhante, a grande característica dessa linha é o conselho. É devido a esse fator que carinhosamente dizemos que são os "Psicólogos da Umbanda".
No mundo espiritual é bastante semelhante, a grande característica dessa linha é o conselho. É devido a esse fator que carinhosamente dizemos que são os "Psicólogos da Umbanda".
Tem muita coisa sobre nossos amados pretos velhos, mas deixemos para uma próxima oportunidade. O Oculi Dei agradece mais uma vez caro internauta por fazermos parte do seu circulo de leitura.
Um abraço e até mais um tema místico!
Equipe do Oculi Dei
Fontes e imagens: Juntos no Candomblé
Genuina Umbanda
Espiritualizando
Nenhum comentário:
Postar um comentário