domingo, 1 de abril de 2018

Suicídio. Fuga ou destino?


Resultado de imagem para suicidio
Todos nós sabemos do quanto é difícil perder um ente querido, mais ainda quando este ente tira a própria vida. A família se desestrutura, todos perdem a noção e o equilíbrio emocional e/ou nunca retornam à vida anterior, devido ao trauma sentido dentro do seio familiar.
Mas como é visto o ato? Será fuga desesperada dos problemas, descoberta de alguma enfermidade grave, desilusão amorosa, até mesmo distúrbios mentais que podem ser originados de alcoolismo ou uso de drogas? Ou tão somente destino?

De acordo com o Wikipedia, suicídio ou autocídio é o ato intencional de matar a si mesmo. Os fatores de risco incluem transtornos mentais e/ou psicológicos como depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia e abuso de drogas, incluindo alcoolismo e uso de benzodiazepinas.
Alguns casos estranhos já foram relatados com pessoas, em sua maioria jovens, que antes de cometer o ato, postavam fotos ou pintavam seu autorretrato, já demonstrando na fisionomia algo relacionado.
Vejamos esse quadro que foi pintado por uma jovem antes de se matar. Reparem na fisionomia da garota e perceba que ela está querendo dizer algo, como despedida ou apelo, sabe-se lá de que. Algumas pessoas relataram que ao olhar fixamente para o quadro, por cerca de 4 a 5 minutos, a imagem começa a se desmanchar, ficando uma figura bizarra e aterrorizante. Nada ainda foi comprovado até o momento.



Outra imagem trata de uma menina mexicana que minutos antes de cometer o ato, já com uma tira presa ao pescoço, mostra um desespero notório em meio a um sorriso com misto de despedida e dor.



Segundo Sigmund Freud, o suicídio seria a volta da destrutividade contra o próprio sujeito, onde há um desejo de matar um outro, e como autopunição, essa agressividade volta contra si mesmo.  Para Carl Jung, o suicídio não deve ser apenas visto como uma saída da vida, mas como uma entrada na alma, ou seja, um verdadeiro mergulho em si mesmo. Muitas vezes, o contato com a morte, se bem desenvolvido, pode causar um amadurecimento psíquico para o indivíduo, por levá-lo a reflexões as quais não está acostumado. Então pode ser uma etapa de grande significância para o seu processo de individuação (processo pelo qual o ser humano chega ao autoconhecimento). E não deve ser tomado apenas de forma literal, mas simbólica, considerando-se que o suicídio, como qualquer outro ato desta magnitude – e que interfere de forma definitiva na vida humana –, terá sempre um simbolismo único para cada indivíduo. 

E você caro leitor? Como enxerga o suicídio? Na sua opinião trata-se de um ato covarde por alguém que acha que fazendo isso, vai se livrar dos problemas ou de outras causas que a levem a isso? Ou ato corajoso por ter a força de tirar a própria vida sem imaginar as consequências? Ou será destino?
A equipe do Oculi Dei vai ficando por aqui, mas desde já agradecendo aos nossos fieis leitores internautas.
Até a próxima!

Equipe do Oculi Dei
Imagens: Google e Youtube
Fonte: Wikipedia e vídeos / Isaúdebahia e Psicologado



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hemoterapia. Você sabe o que isso significa? e auto-Hemoterapia?

Saudações caros internautas leitores do Oculli Dei ! Mais uma vez sejam mais que bem vindo a mais uma incrível postagem. Você sabe o...