Segundo a Web, em astronomia, chama-se super lua ou super lua cheia a ocasião na qual a lua cheia se situa a não mais de 10% do seu ponto mais próximo da Terra no percurso da sua órbita (o perigeu). Isto acontece devido à órbita lunar ser elíptica e o seu centro não coincidir com o centro da Terra. Nos referidos casos, por estar mais próxima da Terra, apresenta-se maior e mais brilhante que o normal.
Tudo bem que cientificamente falando, a super lua é um satélite que aparece a cada 18 anos e que possui 30 cm maior que a normal... Mas, quais efeitos ela causa no homem e na natureza? Ela de fato influi na nossa vida? Em que sentido?
Vejamos. No último domingo, nosso país pode visualizar e maravilhar -se com ela brilhante e majestosa diante de nossos curiosos olhos! E hoje, segunda-feira, ela reina soberana, completa, nunca vista tão imensa em cem anos.
A Lua exerce numerosos efeitos sobre a Terra e seus habitantes, com destaque para os efeitos físicos (as marés), meteorológicos (o regime das chuvas), e os efeitos sobre os vegetais, sobre o homem e os animais (ação biológica e psíquica).
Para os místicos e esoteristas, um fenômeno raro como esse chama a atenção; especialmente por se tratar do astro lunar, cultuado e estudado tanto quanto o astro rei, Sol.
Na mitologia e em várias religiões, a Lua representa a força feminina, refletora da força masculina solar. Em hebraico, ela é conhecida como Levanah; na mitologia romana, é Diana, e na tradição grega, é Perséfone e também Afrodite. Na tradição egípcia, ela é Ísis, a parte feminina da poderosa trindade de Osíris, Ísis e Hórus – símbolo da mulher suprema, da mãe completa, reitora dos remédios de ervas e da magia lunar.
Para os que seguem as antigas tradições de bruxaria, ela é Brid, deusa-virgem da Lua crescente; Diana, deusa-mãe da Lua cheia; e Morrigan, deusa-velha da Lua minguante.Na tradição cabalística, a Lua ou Levanah, está associada à esfera da Árvore da Vida chamada Yesod. O Alicerce, como também é conhecido Yesod, fica na direção da base da Árvore, logo acima de Malkuth. Ele representa o novo caminho da inteligência pura e tem o poder de purificar as emanações.
Abrange duas imagens totalmente diferentes: a Lua das águas de Levanah, presidida pelo arcanjo do elemento Água, Gabriel; e também a imagem mágica de um belo jovem nu, conhecido por sua força, ao lado do poderoso nome de Deus de Shaddai el Chai, o todo-poderoso Deus vivo. Simplificando, a ideia que está por trás de Yesod é que o universo era um caos de vapor e água, transformado em ordem pela força e poder de Deus (Gênese – Boraishis).
Para a ciência astrológica, a Lua é a contraparte do Sol. Tal como este ilumina o dia, ela ilumina a noite. Juntos, eles formam uma classe especial de corpos celestes: os Luminares. O Sol é ativo e irradiante; a Lua é receptiva e refletora. Ao contrário dele, a Lua não é sempre igual: sua forma e luminosidade variam ao longo de um ciclo (esotericamente de 28 dias). Daí ela simbolizar tudo o que é cíclico, além de representar os próprios ritmos naturais e biológicos.
Segundo a astróloga Lúcia Belo Horizonte a super lua também é capaz de modificar o estado de humor. Tal como ela atua sob as águas, a atração da lua também é capaz de atuar no metabolismo e comportamento humano, podendo criar flutuações emocionais. “Pode aumentar o grau de carência emocional e a necessidade de afeto, mas também ensejar crises e conflitos. Estaremos mais propensos a nos exaltarmos na expressão do que estamos sentindo. Será recomendável estarmos atentos ao nosso estado de ânimo e nos controlarmos”, declarou.
Já a esotérica, sacerdotisa de umbanda, taróloga e ocultista Rose Segalla explica que essa lua representa a força feminina e que ela e a mulher dão a vida. Para a taróloga, a proximidade entre a Lua e a Terra intensificam esse poder de transformação. “Além disso, nós esotéricos acreditamos que os espíritos iluminados responsáveis pelo planeta terra residem na lua. Ela estando mais próxima, eles estão também, juntamente com todo o seu poder”, concluiu.
O mais é manter a mente limpa, o coração em paz e a coluna relaxada para receber esse espetáculo divino que já vem de presente para nós reles mortais regado de bênçãos do Pai Celestial.
Equipe do Oculi Dei
Fontes:
Sociedade Gnóstica e outras fontes web
Nenhum comentário:
Postar um comentário