Já ouvi e não pouco, pessoas se referirem ao Pentagrama como um símbolo demoníaco, atribuído a Satã ou Lúcifer, seja lá como o chamam, no entanto, nunca pararam para descobrir o real sentido dessa estrela de cinco pontas.
Existem outras denominações ao Pentagrama e aí a gente pensa no que já se viu e vê por aí afora, principalmente jovens com esse tipo de estrela tatuado em qualquer parte do corpo com uma cabeça de bode no meio dela. Mau gosto? Em minha opinião, sim. Do mal? Também acho, contudo, em outras cabeças (bem poucas), não passa de uma arte na pele.
Mas qual o real significado daquele planetinha brilhoso cheio de pontinhas?
A equipe do Oculi Dei pesquisou e encontrou alguns sentidos para ela, então vamos lá.
O pentagrama é o símbolo da uniãoe da síntese, na medida em que o número dos dedos de uma extremidade corresponde ao número dos nossos sentidos.
O pentagrama tem sido associado, desde muito tempo, ao mistério e à magia. Esse símbolo é, sem dúvida, o mais reconhecido por todos os seguidores do paganismo sendo tão antigo que sua origem é desconhecida. No geral, o pentagrama tem sido utilizado em todas as épocas como talismã.
Dessa maneira, na antiga Mesopotâmia, esse símbolo representava o poder imperial; já para os Pitagóricos, simbolizava a saúde e o conhecimento. Entre os egípcios, o pentagrama possuía relação com as pirâmides, uma vez que representava o útero da Terra.
Na cultura dos Hebreus, o pentagrama representava a verdadee os cinco livros “Pentateuco” (cinco rolos), que tem para os Judeus o nome de Torá: a "lei escrita" revelada por Deus.
Na Idade Média, esse símbolo representava a verdade e a proteçãocontra os demônios ou maus espíritos. Para os medievais adeptos do cristianismo, o pentagrama era atribuído aos cinco estigmas de Cristo.
Para os Druidas, simbolizava o divino, mais precisamente, a cabeça de Deus. Para os Celtas, representava a divindade Morrigham, deusa do Amor e a da Guerra.
Na numerologia, o pentagrama corresponde à soma dos elementos: dois femininos e três masculinos.
Para as correntes esotéricas, o pentagrama é formado por cinco extremidades cercadas por um círculo que representam os cincoelementos: terra, ar, fogo, água e espírito.
Para os chineses, o pentagrama representa o ciclodadestruição, a base filosófica da medicina tradicional chinesa.
Cada extremidade do pentagrama simboliza um elemento: terra, água, fogo, madeira e metal. Cada elemento é gerado pelo outro, por exemplo, a madeira é gerada pela terra, o que dará origem a um ciclo de criação.
Para que haja o equilíbrio, faz-se necessário a presença de um elemento inibidor, que nesse caso, torna-se seu oposto, ou seja, a água que inibe o fogo.
Ademais, o Pentagrama aparece na pintura de Leonardo da Vinci (1452-1519). O “Homem Vitruviano” surge dentro de um círculo, o que demostra o ciclo de todas as coisas.
Note que, quando o pentagrama é desenhado dentro de um círculo, sua função é unir todos os aspectos do homem.
Por fim, o pentagrama também pode simbolizar o Microcosmo, na medida em que representa o símbolo do "Homem de Pitágoras". Este é figurado de braços e pernas abertas, ou seja, disposto em cinco partes em forma de cruz (o Homem Individual).
A mesma representação simboliza também o Macrocosmo (o Homem Universal) e é um símbolo de ordem e perfeição, a Verdade Divina.
Pentagrama Invertido
O Pentagrama Invertido, há muito tempo esteve associado ao mistério e à magia. Note que esse símbolo foi utilizado por Satanistas Medievais em suas cerimônias que pregavam o inverso do Cristianismo e, além disso, uma rebelião contra seus dogmas. Por isso, esse pentagrama foi considerado um símbolo mágico, oposto ao símbolo religioso.
Assim, no século XIX o mago Eliphas Levi foi quem, oficialmente, caracterizou o pentagrama invertido como um símbolo do "mal" uma vez que a extremidade inferior, estaria apontando para o inferno. Nesse sentido, vale destacar que o pentagrama invertido, frequentemente, aparece com a imagem de Baphomet (cabeça de bode), símbolo "oficial" do satanismo.
O "Ritual do Pentagrama Invertido" ou RPI precede e encerra toda espécie de ritual praticada pelo satanista, salvo ocasiões em que o próprio ritual não aconselhe este procedimento. Isso ocorre porque, em primeiro lugar, esse ritual serve para revitalizar as forças psíquicas do praticante, colocando-o em uma postura mental adequada e preparando-o para o ritual propriamente dito. Dessa maneira, é como se os pentagramas abrissem os portais do Inferno, para onde o satanista se projeta com a intenção de realizar a sua magia. Assim, esse ritual é dividido em cinco etapas, a saber:
· O Estabelecimento da Árvore da Vida;
· A Invocação/Banimento com os Príncipes Coroados do Inferno;
· Conjuração dos Quatro Demônios Dirigentes;
· Invocação a Satã;
· Encerramento.
O Pentagrama Invertido pertence a um grupo secreto conhecido como os Iluminati, mas esse tema, desmembraremos em nossas próximas postagens.
Equipe do Oculi Dei
Fonte: Dicionário dos Símbolos
Nenhum comentário:
Postar um comentário